É preciso saber escolher o site adequado para o seu negócio e, na grande maioria dos casos, o que mais impacta no valor final do serviço é justamente o fato de receber maior atenção aos detalhes ou não, ser profissional ou amador.

Um site amador pode ter modelo e aparência facilmente replicados pela internet e isso, para a marca, não é nada bom. Sua empresa precisa se diferenciar, precisa se destacar dos concorrentes. Se o consumidor acredita que são todos iguais, ele vai escolher pelo preço.

Diferentemente de um cartão de visitas virtual, o site precisa apresentar todas as informações que o consumidor precisa no processo de decisão que precede a compra. Seu consumidor precisa também estar bem informado no pós-venda, precisa se sentir seguro de que está fazendo negócio com uma empresa sólida, que preza pelo bom atendimento e profissionalismo. Seu site precisa ser o primeiro local ao qual ele vai recorrer em caso de dúvidas.

Um site amador geralmente é estático, onde a informação é publicada no início e lá permanece por longo tempo, sem modificações, sem atualização. Vivemos num mundo cada vez mais dinâmico, onde as informações mudam a cada instante. Permanecer atualizado e relevante é importantíssimo e isso deve ser levado a serio.

Com um site profissional você ou seu prestador de serviço pode realizar alterações, correções, adicionar ou remover informações a qualquer momento, de onde estiver, precisando apenas de um dispositivo com internet. Tudo isso sem precisar de conhecimento técnico. As ferramentas são desenvolvidas para trabalharem da maneira mais intuitiva possível, facilitando até mesmo aqueles que tem pouco ou nenhum conhecimento técnico, pois fazem uso de ferramentas comumente utilizadas na internet, as quais estamos todos familiarizados e em contato o tempo todo.

O conteúdo publicado deve estar acessível não só ao seu consumidor, como também deve ser entendido pelos robôs leitores dos buscadores (Google, Bing, Ask e outros). Os buscadores precisam entender e classificar o seu conteúdo para apresentá-lo nos resultados das buscas. Fazer essa configuração necessita habilidades e conhecimento focado em resultados, demanda tempo e dedicação e tudo isso acaba sendo ignorado em sites amadores ou gratuitos pois, por falta de conhecimento, o cliente não consegue ver e os maus desenvolvedores simplesmente ignoram essa etapa importante.

Um site profissional recebe tratamento para que, mesmo em casos onde o próprio cliente faz as publicações, seus algoritmos saberão interpretar os dados inseridos e farão a classificação automaticamente, sem que o cliente precise se preocupar com o código, configuração de tags ou plugins.

As ferramentas de publicação presentes num plano profissional oferecem a possibilidade de atualização constante do conteúdo do website, fazendo com que a marca ganhe relevância em seu segmento, trazendo o que chamamos de autoridade. Quando você se torna uma autoridade em determinado assunto, passa a ser o primeiro a ser lembrado pelo seu cliente em potencial, aumentando imensamente as chances de fechar um novo negócio. Mas isso só acontece se você estiver acessível e apresentar uma imagem profissional em seu site.

Um site profissional é responsivo, com estrutura que se adapta a diferentes tamanhos de tela. Tem design simples e intuitivo, o que faz toda diferença para que seu cliente encontre o que procura. É ágil, com imagens trabalhadas para serem entregues rapidamente.

Um site amador não responsivo é penalizado pelo Google, caindo muitas posições nos resultados das buscas, chegando a ficar invisível em dispositivos móveis. O site amador também pode ser responsivo, pois muitos templates oferecem esse recurso, mas isso dura somente até que você precise fazer alteração em alguma imagem ou campo do site. O "profissional" contratado, que só trabalha nas horas vagas pois tem outro emprego, pode não saber lidar muito bem com esses detalhes e por tudo a perder. Vai arriscar?