O WhatsApp é de longe o aplicativo mais usado para troca de mensagens no Brasil e em grande parte do mundo. Isso faz com que seja uma ótima plataforma para oferecer produtos, serviços ou suporte ao cliente por meio de dispositivos móveis.

O WhatsApp Business, ou Whatsapp para negócios, é um aplicativo gratuito para Android, desenvolvido para atender as necessidades de uma pequena empresa. O app facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

Mostre sua empresa


Com o app é possível criar um perfil comercial com informações úteis para seus clientes, como seu endereço, descrição da sua empresa, endereço de e-mail e website.

Seja mais produtivo enviando mais mensagens


Com a ferramenta de Respostas Rápidas, é possível salvar as mensagens mais frequentemente usadas e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora.

Organize suas informações em etiquetas


Organize seus contatos ou conversas utilizando etiquetas para que você possa encontrá-los facilmente.

Fique por dentro


Tenha acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas.

Responda instantaneamente com mensagens automatizadas


Defina uma mensagem de ausência para quando não conseguir responder aos seus clientes, assim eles serão informados sobre quando esperar por sua resposta. Você também pode criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes logo no primeiro contato.

O app é semelhante ao Whatsapp comum, mas com uma série de recursos que permitem que as empresas se comuniquem efetivamente com seus clientes. Vamos apresentar alguns desses recursos e mostrar como utilizá-los.

Como criar um perfil/conta WhatsApp business


Até agora, as pequenas empresas têm usado o aplicativo WhatsApp comum para conduzir seus negócios ou oferecer suporte ao cliente. Embora isso também possa funcionar, a criação de um perfil de negócios oferecerá muito mais credibilidade às suas conversas.

Para começar, baixe o aplicativo WhatsApp Business na Google Play Store.

Inscreva-se usando o seu número de celular. Preferencialmente, você deve usar o número de telefone da sua empresa porque isso facilitará a verificação mais tarde.

Crie seu perfil inserindo os detalhes da sua empresa em Configurações > Configurações da empresa > Perfil. Certifique-se de inserir corretamente os dados como o nome da sua empresa, endereço, detalhes de contato e outros.

Configurando o WhatsApp Business


Assim que terminar de criar seu perfil comercial, agora é hora de configurar o aplicativo. O app WhatsApp Business oferece algumas ferramentas de mensagens inteligentes que podem ajudar você a economizar tempo e facilitar as coisas. Você pode configurar saudações automatizadas e mensagens para quando estiver ausente. Você também pode configurar respostas rápidas para seus clientes.

Veja como configurar o WhatsApp para empresas:


Para configurar essas ferramentas de mensagens, vá para Configurações > Configurações da empresa e verifique as opções de mensagens disponíveis.

No momento da criação desse texto, há três opções disponíveis: Mensagem de ausencia, Mensagem de saudação e Respostas rápidas. Você pode definir cada uma delas dependendo de suas necessidades.

Você pode configurar uma mensagem automática para quando não puder responder aos seus clientes. Você também pode configur o app para enviar a mensagem de ausência em todos os momentos, em um horário personalizado ou fora do horário comercial. Uma mensagem de saudação é enviada automaticamente quando um cliente entra em contato pela primeira vez ou após 14 dias de inatividade. Para respostas rápidas, você pode configurar uma mensagem básica, escolher um atalho e selecionar palavras-chave (opcional). Estes são úteis quando você está respondendo a perguntas frequentes, ou quer trocar gentilezas.

Usando o WhatsApp Business efetivamente


Agora, com tudo configurado, é hora de usá-lo de forma eficaz. Você pode usar o WhatsApp Business de várias maneiras. Pode ser algo tão simples quanto oferecer suporte aos seus clientes ou enviar atualizações oportunas. As possibilidades são quase infinitas.

1. Etiquetas para suas conversas
Uma das maiores coisas que você precisa considerar ao usar o WhatsApp Business é acompanhar seus clientes. Embora você precise adicioná-los manualmente à sua lista de contatos, também poderá atribuir rótulos às suas conversas. Estes são úteis ao interagir com um grande número de usuários.

Você pode configurar rótulos para seus clientes e rotular suas conversas de bate-papo. Por exemplo: você pode marcar uma conversa como "novo cliente". Dessa forma, quando seu cliente responder após algum tempo, você ainda poderá identificar quem é essa pessoa.

Para adicionar um novo marcador: toque no botão de menu em uma conversa de bate-papo e toque em Adicionar etiqueta à conversa. Digite o texto do novo marcador e toque em Salvar.

Para adicionar marcadores à conversa: toque no botão de menu em uma conversa e, em seguida, escolha um marcador e toque em Salvar.

2. Use o WhatsApp Business no desktop e na Web
Assim como sua conta pessoal do WhatsApp, você também pode usar o aplicativo do WhatsApp Business no seu computador. Isso facilita a interação com um grande número de clientes.

O processo de configuração para a área de trabalho é o mesmo que em um aplicativo WhatsApp pessoal. Vá em Menu > WhatsApp Web e escaneie o QR Code fornecido.

3. Suporte individual
Uma das principais vantagens de usar o aplicativo WhatsApp Business é oferecer suporte individual aos seus clientes. Se você está administrando uma pequena empresa, poderá se manter atualizado sobre seus clientes.

O aplicativo WhatsApp Business também permite enviar fotos, vídeos e outros anexos para seus clientes e vice-versa. Isso pode ajudá-los a explicar seus problemas com mais clareza.

4. Enviando atualizações
O WhatsApp Business também pode ajudá-lo a enviar atualizações oportunas relacionadas à sua empresa. Seja um novo produto ou um novo serviço que está prestes a lançar, é sempre muito bom deixar seus clientes atualizados, facilitando ainda mais o processo de venda.

Você pode criar listas de transmissão para enviar mensagens para um grande número de pessoas de uma só vez. Isso pode ajudar você a economizar tempo caso tenha uma grande base de clientes, embora as listas de transmissão estejam atualmente limitadas a 256 contatos.

GUIA RÁPIDO:


1º passo: Instale o aplicativo WhatsApp Business no celular (Android).
Leia os Termos de Serviço e a Política de Privacidade e, se estiver de acordo, clique em "Concordar e continuar";

2º passo: Permita que o app acesse seus contatos, fotos, arquivos de mídia e outros arquivos do aparelho.
Aperte "Continuar" para prosseguir;

3º passo: Insira o número de telefone da sua empresa, com DDD, e avance.
Depois, confirme o número e toque em "Continuar";

4º passo: O WhatsApp Business solicitará sua permissão para acessar as mensagens e confirmar seu número sem que você tenha que digitar o código manualmente. Aceite e clique em "Continuar". Em seguida, clique em "Permitir";

5º passo: Após a confirmação, insira nome e foto de perfil da sua empresa. Ao tocar em "avançar", uma mensagem aparece informando que não será possível alterar o nome posteriormente. Se concordar, toque em "OK". Pronto, sua conta foi criada.